Passos Psicológicos para a Maturidade

Em uma percepção cotidiana entendemos o tempo na observação de uma sequência cíclica de fatos, assim como nos localizamos por referenciais. A combinação destas informações estabelece o cenário percebido pelo campo de captação dos sentidos. Quando revisitamos características semelhantes vamos configurando nosso conteúdo reconhecido pela memória. De posse de uma análise emocional e racional dos resultados conhecidos é possível se prever resultados futuros e escolher melhores caminhos para se alcançá-los.

Assim, quando nos encontramos em uma situação que pede por uma decisão o caminho natural de nossa mente é a categorização do cenário macro como um reconhecimento de terreno seguido por uma identificação de si próprio cuja compatibilidade resultará no caminho à ser trilhado.

A psicologia nos mostra que primeiro os sentidos se despertam no recém-nascido de modo à habilitá-lo à captação do meio externo. Posteriormente, a percepção de impulsos, necessidades e desejos gradualmente se expressa do interno para o externo culminando o espelhamento que se iniciou no Estádio do Espelho lacaniano no reconhecimento do outro freudiano. Ambos os passos completam um circuito que possibilita a maturidade humana em sua experiência de vida.

Anterior
Anterior

Sinal Amarelo de hoje

Próximo
Próximo

O erro